quarta-feira, 19 de outubro de 2011

É só a ponta do iceberg


Sempre me perguntei “Por que somente aquelas pessoas que fazem um carnaval para cada pum que soltam são as que são reconhecidas?” e muitas vezes elas nem fizeram o espetáculo, elas apenas armaram o circo...

Mas e se é assim que funciona e armar circo não é muito sua cara? Ninguém vai te reconhecer?

Nunca imaginei que fosse numa orientação de TCC que eu encontraria a resposta.

O fato é que as pessoas te avaliam apenas pela porcentagem visível do seu trabalho, te julgam com base na ponta do iceberg, embora, um olhar um pouquinho menos preguiçoso possa enxergar as coisas incríveis que há mais pra baixo.

Durante a vida nos é ensinado muitas coisas que só fazem sentido quando você vivencia, justamente por causa dessa tendência de enxergar o superficial ou de se contentar com explicações genéricas, rasas, ou até mesmo, vazias.

Nas questões profissionais apresentam muito disso, uma delas é, por exemplo, “O segredo do sucesso está em fazer aquilo que realmente gosta”, ok, mas eu me pergunto “E??? Quê mais???”. Só que é mais que isso.

A gente aprende desde pequeno que sucesso está intrinsecamente relacionado ao reconhecimento, mas hoje, tenho pra mim, que o sucesso está bem mais para auto-realização do que para o reconhecimento alheio. Pois, se o que enxergam é só a ponta do iceberg, ou o circo que você arma, e não todo o esforço empreendido e nem todo o conhecimento apreendido e também gerado, se o que você entende por sucesso é tão pequeno quanto o receber o reconhecimento alheio, lamento informar... as premissas indicam que você será um eterno fracassado!

Pra mim, o grande segredo do sucesso está mais para... “Divirta-se pelo caminho!”. Faça para um bem maior, faça o que te faz feliz, oque te motiva, o que te brilha os olhos, faça por você! Porque no fim o único reconhecimento que realmente importa é o seu, e não serão tapinhas nas costas que vão te levar para frente, ou melhor, para cima.

Então, não importa o quanto eu me sinta perdida hoje, se para ter esse sucesso, com toda a definição que dei para ele, eu tiver que testar várias opções, que seja! Não importa se para alguns isso pareça instabilidade ou coisa assim, porque não existirão escolhas erradas, haverá apenas aprendizado e muita diversão pelo caminho, por que outra coisa que também aprendi foi que todas as respostas que eu já procurei até hoje, só encontrei quando não estava exatamente... procurando.

@rosannats

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do texto? Vem gente, ajuda o autor do texto ficar feliz!