terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desapego


Existem momentos em nossas vidas em que nós precisamos praticar o famoso desapego, mas às vezes é difícil, muito difícil.

Não importa se precisamos nos desapegar daquele ex que mesmo te fazendo sofrer você ainda sente alguma coisa e sempre que ele te chama para conversar você é atenciosa; daquele emprego que não dá mais certo porque você não suporta e as horas passam na velocidade de meses; daquela roupa que você comprou e que hoje você não gosta ou não te serve, mas que por algum motivo que você não entende você não quer doá-la; daquele sapato que você usou uma vez, deixou seu pé em carne viva, mas que foi muito caro para simplesmente descartá-lo; daquele amigo que some por meses e age como se você não existisse, mas que esporadicamente reaparece e acha que é seu BFF. Quando chega a hora de seguir em frente, muitas vezes a separação pode ser sofrida.

Como lidar com isso?

Não sei!

Na verdade, acredito que cada um deve descobrir o seu próprio modo de lidar com o desapego, já que as pessoas são tão diferentes, porque nessas horas elas deveriam agir da mesma maneira, não é mesmo?

Cada um sabe a forma mais fácil de lidar com situações difíceis e é assim que deve ser.

Para uns, o melhor a fazer é manter distância (acredito que esse seja o meu método), porque quando é necessário deixar algo partir quanto menos contato tiver menor será a dor... Isso não quer dizer necessariamente deixar de ter contato com o que estiver em jogo para sempre, mas uma pausa, um distanciamento para que as idéias possam ser colocadas no lugar. Bate aquela vontade de fugir de tudo e de todos, de ficar um pouco sozinha... Porque todos precisamos de momentos de solidão para que possamos refletir sobre nós mesmos e sobre o que acontece em nossas vidas.

Quando nos apegamos a alguma coisa ou a alguma pessoa o que queremos é tê-la para sempre em nossas vidas, de certa forma, quando pensamos no desapego ficamos inseguros e essa insegurança muitas vezes não tem sentido, temos medo da mudança por não sabermos o que acontecerá no futuro. Porém, o que é a vida sem mudanças?

Nossas vidas mudam constantemente, por mais que sejam mudanças que passam despercebidas no cotidiano. Quando paramos para pensar como era nossa vida cerca de 5 anos atrás com certeza podemos perceber o quanto mudou...

Por mais que muitas vezes seja difícil, o desapego é necessário.

Quando nos damos conta de que precisamos nos desapegar, provavelmente é porque percebemos que algo não faz mais sentido em nossa vida. O que antes parecia ser necessário para viver, hoje já não faz tanto sentido.

É sempre difícil quando temos que sair da nossa “zona de conforto”, quando vamos lidar com o desconhecido, mas passar a vida inteira sem experimentar coisas novas e não ter momentos inesperados é simplesmente existir, sendo que se estamos aqui temos que realmente VIVER.

Precisamos praticar o desapego e enfrentar as mudanças como algo positivo que trará melhorias para o nosso crescimento!

Marcella

6 comentários:

  1. É exatamente o que eu queria ler hoje. Ótimo texto!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Texto...parabéns Marcella ..o desapego é uma atitude dolorosa, mesmo que já planejada! Mas ao mesmo tempo nos faz crescer e ser mais forte...e por conseguência nos ajuda a focar nas coisas essenciais na nossa vida, aquilo que realmente nos faz feliz ...

    ResponderExcluir
  3. Brigada Rô!

    E eu precisava escrever sobre isso rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Brigada!
    Exatamente...
    Você disse tudo! Apesar de difícil é muito necessário e ajuda para sabermos o que realmente importa para nós!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ma! Parabéns, muito profundo. Só que por enquanto não vou me dedicar muito ao meu desapego com vc,rsrsrs... te amo muito, beijos!!!!

    Rô (mãe)

    ResponderExcluir
  6. Hahaha! Pois é!
    Nem tudo a gente se desapega rsrs

    ResponderExcluir

O que você achou do texto? Vem gente, ajuda o autor do texto ficar feliz!