quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ciclos abertos e laços eternos



Muitas pessoas passam por nossas vidas, umas vem e ficam. Umas simplesmente surgem, ficam um pouquinho e assim, de repente, já não estão. Outras vem chegando de mansinho, e com o mesmo jeitinho também se vão.

Então, cada vez que penso sobre nisso, lembro de um texto que li há alguns anos. Não sei o nome do autor, nem as palavras exatamente, mas a ideia contida nele, lembro até hoje: existem pessoas que passam em nossas vidas por uma razão, ficam por uma estação ou nos deixam lições para a vida inteira. E da mesma maneira como elas são assim pra gente, somos assim para alguém.

Sabe aquelas pessoas que acontece de você conhecer, daquelas que surgem como anjos que Deus colocou na sua vida e sem explicação se tornam importantes pra você? Curiosamente, tudo se encaixa perfeitamente, parece que você conheceu a pessoa certa, no momento certo. Depois por um motivo qualquer vocês se afastam. Mas o propósito foi cumprido e sua necessidade suprida.

Existem outras com quem você divide vários momentos divertidíssimos, mas também está com você em alguns outros dos mais difíceis e isso aperta ainda mais os laços. Você divide a vida, aprende e também ensina muito, essa pessoa pode ser um amigo ou um namorado, enfim. Contudo, aos poucos você se dá conta que a pessoa não está mais tão por perto assim, e percebe que ela passou em sua vida por alguns motivos. Te fazer feliz, te ensinar algo, te preparar para o que estaria por vir. O importante é saber que o papel delas era exatamente esse, ficar só por uma estação, e depois sem que nem você e nem ela tenha alguma culpa, a relação acaba, geralmente aos pouquinhos, até não existir mais.

Tem aquelas que vêm e ficam pra sempre em sua vida. Dessas não preciso falar muito, é fácil identificá-las.

Particularmente, não sou boa em cortar laços e fechar ciclos, mesmo que em doses homeopáticas, às vezes até prefiro não me apegar às pessoas só pra evitar o desgaste depois. Então, me pergunto se essa ideia da autora daquele texto é a melhor maneira de encarar as coisas. Pois é, como na maioria das vezes eu me apego, não me satisfaço apenas em saber que a pessoa passou na minha vida somente para suprir uma necessidade. Nem penso “foi uma ótima estação juntos, perfeito enquanto durou”. Tento logo dar um jeitinho delas ficarem para sempre comigo... Não dou uma de Felícia e agarro a pessoa (mas só porque não funciona, porque se desse certo... ah, com certeza seria uma opção), tento guardar dentro de mim tudo que foi bom e aprender todas as lições e, assim, leva-las pra vida inteira.

Podem até não permanecerem presentes da mesma maneira quando chegaram, mas também não simplesmente passam por nossas vidas, elas ficam, de alguma maneira ficam.

@rosannats

5 comentários:

  1. Genial! Lendo o texto consigo ir vizualizando cada uma das pessoas que se encaixam, as passagens, os propósitos. Isso faz, ainda mais, que eu não questione, nunca, Deus. Beijos e que você fique por aqui por, pelo menos, mais uma estação!

    ResponderExcluir
  2. Isso também me faz crer que Deus não escreve certo em linhas tortas, ele escreve sempre em linhas certinhas, é que a gente que só percebe isso depois rs
    Beijos e O-BRI-GA-DA, mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. alguém triste mas que se sentiu muito bem ao ler o post30 de julho de 2011 às 09:07

    Hoje me sentindo vazia e procurando algo que me faça sentir ao menos um pouco melhor, após uma noite muito triste. Heis que encontro um texto que me identifico e me faz pensar em tudo e volto a ter esperança. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Hoje me sentindo vazia e procurando algo que me faça sentir ao menos um pouco melhor após uma noite muito triste. Heis que encontro um texto que me identifico e me faz pensar em tudo e volto a ter esperança. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Parece que foi um click certo, na hora certa ;) Fico muito feliz por ter ajudado de alguma maneira!!
    PS.: "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã"

    Que as manhãs venham cada vez mais depressa!

    ResponderExcluir

O que você achou do texto? Vem gente, ajuda o autor do texto ficar feliz!