terça-feira, 12 de julho de 2011
Demissão
Susto para alguns e alívio para outros, certo é que mais cedo ou mais tarde todos os profissionais, um dia, invariavelmente, enfrentarão a situação. Pode ser que sejam demitidos, tenham que pedir demissão, ou ainda, tenham que demitir alguém.
Pra mim, demissão significa uma das modalidades de fechamento de ciclos na vida. Com o passar do tempo, apesar da pouca experiência, tomei consciência de que os desafios da vida são cíclicos. Pode reparar: se conseguimos nos desvencilhar deles com tranquilidade e sabedoria, desaparecem. Se não, meus amigos, a situação persiste...ou ainda, aquela determinada situação pode até desaparecer, mas a vida vai se encarregar de apresentar novamente o mesmo desafio pra que você consiga aprender, ou não...e assim por diante. É mais ou menos assim: mudam as personagens, o cenário, mas o enredo é o mesmo.
Não existem “culpados”, “senãos” ou “porquês”. Acredito que um ciclo se fecha porque a vida já te ensinou ou está querendo te passar algum “recado”.
Seja como for, independentemente da modalidade, seja com ou sem aprendizado, o gosto de fechar ciclos é amargo. Amarra na garganta...é difícil, mas é preciso digeri-lo.
No âmbito profissional, inúmeras são chances de colocarmos em prática aquilo que já sabemos e também de aprendermos, observando os outros profissionais que admiramos, e, principalmente lidando com aqueles que mais nos perturbam. Estes são os melhores laboratórios!
Não estou me referindo a aprendizado técnico, graduação, doutoramento, nada disso, mas sim, a auto conhecimento.
Precisamos aprender a identificar nossos talentos, nossas fraquezas e, principalmente nossos limites. Assim, acredito que conquistamos mais liberdade, serenidade e maturidade para colorirmos as nossas carreiras com as cores que quisermos. Em outras palavras, temos é que gastar nossas energias com as nossas próprias trajetórias! Simples assim.
E por que não aproveitamos o gosto amargo da demissão para uma faxina interior rumo ao sucesso?
A.D.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o texto, e o assunto é um pouco polemico... vc tinha este arquivado já ? rs
ResponderExcluirOi Anna, obrigada! Este texto eu escrevi recentemente, acho que dois ou três dias antes de ser postado...é porque estou amargando o doce alívio de um fechamento de cliclo em uma das minhas atividades profissionais...é um momento de reflexão! bjo
ResponderExcluir